O Projeto

A IDEIA

A inspiração veio quando, em 2008, fiz uma viagem a Campina Grande/PB e lá conheci uma cafeteria chamada Café e Poesia. Nela, enquanto esperava o café solicitado, eu ia “degustando” os livros de poesia que ficavam à disposição dos clientes no outro lado do espaço (foto abaixo). Aquela ideia de unir café e literatura me encantou e me inspirou a fazer uma coisa semelhante na escola com meus alunos do 1º ano do Ensino Médio.

 A CAFETERIA CAFÉ E POESIA – CAMPINA GRANDE/PB

m_DSC08128

Criei um nome para o projeto “CAFETERIA SABOR LITERÁRIO” e um roteiro de apresentações. Ao chegar à escola, compartilhei a ideia com a professora dos segundos anos, Adriana Barbalho, que abraçou a ideia e decidiu desenvolver o projeto com seus alunos de segundo ano. Foram criados o símbolo da cafeteria e o slogan da premiação, o “Oscafeinado”, que começou de forma simples, um cartãozinho e, nos últimos anos, já era um troféu em acrílico.

O primeiro ano de cafeteria foi inesquecível! As primeiras turmas que participaram das apresentações e da organização do trabalho deram uma dimensão tão grande que logo ele se tornou um projeto amado e respeitado pela escola e, de 2008 até 2014, cresceu tanto em número de alunos como em ideias extraordinárias envolvendo a literatura com outras atividades artísticas que os jovens adoram como a música, a dança, o canto e o teatro e, como não podia deixar de ser, o envolvimento deles nas redes sociais, expandindo o projeto para além dos muros da escola.

No ano de 2014,  completamos sete anos e, devido a minha aposentadoria, encerramos o projeto em alto estilo, com duas premiações nacionais conquistadas: em 2009, a 4ª Edição do PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL (MEC) e em 2010, o PRÊMIO VIVALEITURA (MINC). Porém, a nossa maior satisfação foi ver essa “geração cafeteria” conseguindo conquistar o maior de todos os desafios: o prazer de ler!

AS TEMÁTICAS

O projeto piloto não foi trabalhado através de uma temática. A ideia de desenvolver uma cafeteria com apresentações artísticas e literárias foi apresentada aos alunos para fechar um outro projeto que estava sendo desenvolvido em 2008, o VIVA A LÍNGUA PORTUGUESA, que consistia em apresentar a cada bimestre desafios gramaticais e/ou literários a cada turma. Portanto, a cafeteria foi o último desafio apresentado aos alunos do Ensino Médio naquele ano.

Em 2009, após o sucesso da cafeteria no ano anterior, surgiu a ideia de trabalhar as aulas de Literatura com foco em uma temática, transformando a atividade em um projeto de leitura. Então, tudo passou a ser direcionado, como a escolha dos livros paradidáticos, oficinas em outros horários e os trabalhos a serem desenvolvidos e apresentados, culminando com as apresentações na Cafeteria Sabor Literário no final do ano letivo. Durante os sete anos em que o projeto foi desenvolvido, foram trabalhadas seis temáticas: A MÚSICA NA LITERATURA (2009), A MULHER NA LITERATURA (2010), O AMOR NA LITERATURA (2011), OS SABERES E SABORES DOS TEXTOS LITERÁRIOS (2012), LITERATURA E REGIONALISMO (2013) E, POR ÚLTIMO, O SAGRADO NA LITERATURA BRASILEIRA (2014). A partir de 2010, as turmas do Pré passaram a trabalhar com os livros exigidos no Vestibular.

ENTENDENDO A CAFETERIA

No início do ano letivo, com exceção de 2008, a temática já era apresentada aos alunos e como as aulas de Literatura iriam ser desenvolvidas. A cada Movimento Literário estudado, havia sempre obras a serem lidas, analisadas textualmente, apresentadas em seminários e transformadas em recital, canto, dança e teatro, dependendo da tipologia ou gênero textual. As melhores e mais criativas apresentações transformavam-se em “Cafés literários” a serem “servidos” na cafeteria da turma. Portanto, o cardápio literário era elaborado gradativamente, ao longo dos bimestres até à realização da mesma. A partir de 2011, cada turma passou a patrocinar um café literário e toda a decoração, figurinos e cafés decorados eram voltados à temática do café (ver fotos das cafeterias 2011 a 2014, como sugestão)

Quando se aproximava a data da realização da cafeteria, cada aluno fazia sua inscrição em uma das categorias a seguir: ORGANIZAÇÃO GERAL, RECEPÇÃO, CHEF, JOGRAL ou DEDO DE PROSA, CAFÉS LITERÁRIOS, GARÇOM/GARÇONETE, CAFÉ MUSICADO E CAFÉ EM REDE (ver fotos das cafeterias). Todos os alunos, independente da categoria, participavam das atividades que envolviam a leitura e análise das obras nos bimestres anteriores.

Durante a realização das cafeterias, um horário especial era montado na escola, pois havia aulas de outras disciplinas que não estavam envolvidas no projeto. Cada dia da semana literária, duas turmas de um turno estavam no salão de eventos desenvolvendo suas cafeterias, em horários pré-determinados, para seus convidados, normalmente, os familiares e amigos.

Quando todas as cafeterias terminavam, os professores que coordenavam as equipes se reuniam para avaliar os alunos e escolher aqueles que haviam se destacado no projeto, ao longo do ano até a sua realização, para receber o Oscafeinado. Alguns critérios eram observados, como: a participação em todos os trabalhos pró-cafeteria, o envolvimento do aluno na cafeteria de sua sala e ter passado por média.

Durante os sete anos de cafeteria, na Escola Roosevelt, os alunos foram incentivados a descobrir o prazer e a importância da leitura. Muitos frutos já foram colhidos. Os alunos pioneiros, muitos já formados, não se cansam de afirmar o quanto o projeto foi importante em suas vidas e nas descobertas de suas vocações! Este reconhecimento é, com toda a certeza, o melhor de todos os prêmios!

Profª Cláudia Gomes (autora do projeto)

 

 

 

4 comentários em “O Projeto

  1. A Cafeteria é simplesmente um estado de espírito!Nela você viaja em sonhos de literatura que até ali,não eram possíveis!Você se empenha,se esforça para que tudo saia como planejado,para que tudo saia perfeitamente.Só que no final acaba saindo ainda acima do perfeito,ainda acima do comum.Você acaba criando uma outra vida,uma vida que só pode ser vivida por quem está ali de dentro da cafeteria se mostrando ativamente disposto a fazer o possível e o impossível para que no final de tudo você possa o que foi feito até ali.E simplesmente se orgulha de fazer parte dessa grande família,a família cafeteria!

  2. Eh! Falar da cafeteria é muito emocionante pra mim porque com ela eu vivi momentos inesquecíveis, já briquei muito, sorri, descobri e até chorei!
    Sinto muitas saudades e adoro relembrar assistindo as nossas apresentações .
    Desejo do fundo coração que o projeto continue sempre assim, lindo e cheio de vida, e que Deus e todos os anjos do céu abençoe a família Cafeteria Sabor Literário.

  3. Fui Aluno da Profª Cláudia em 2006 na E. E. Eliah Maia do Rêgo. Não existia ainda a Cafeteria Literária, e sim um projeto financiado pela Nestlé sobre literatura e me fez gostar de ler, juntamente com outros alunos, onde desenvolvemos e apreciamos a literatura erudita e clássica como se fossemos amigos de longa data. Agradeço a Profª Cláudia (3º ano) e a Profª Marizete (2º ano), todas do Eliah, por me fazerem gostar de ler, e hoje ser um dos meus passatempos prediletos.
    As vezes, vou nas bibliotecas e livrarias aqui no centro do Rio de Janeiro, quando vejo aquelas estantes recheadas de conhecimento, cultura erudita e musica clássica ao fundo, me lembro dos momentos em sala de aula onde a Cláudia levava um som, e em meio a aula, escutavamos diversos tipos e estilos de musica, favorecendo nossa aprendizagem e gosto pelo que melhor pode ser dado a um aluno: “GOSTO PELO CONHECIMENTO”!
    Hoje como professor, vejo o quanto vale a pena desenvolver projetos assim nas salas de aula do nosso Brasil, mesmo que pareçam simples projetos ou que dêem um trabalho enorme a ser posto em prática, no final vale a pena, por de grão em grão na vida de cada aluno o que eles mais precisam.

    Parabêns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s